Criar um Site Grátis Fantástico
SAUDE EM PRIMERO LUGAR
SAUDE EM PRIMERO LUGAR

esaudesaude

Doenças
Anemia falciforme, hanseníase, gripe e aids são as quatro doenças a seguir comentadas neste especial, particularmente no aspecto do que o poder público está realizando com o objetivo de proteger a população.

Anemia falciforme
O Ministério da Saúde começou a executar o Programa de Atenção Integral aos Pacientes de Hemoglobinopatias, que vai beneficiar portadores de doenças como talassemia e anemia falciforme, esta última com maior incidência entre a população afrodescendente. Inédita no país, a iniciativa do ministério atende a uma antiga reivindicação dos movimentos negros.

No dia 19 de novembro, em Belo Horizonte, o ministro da Saúde, Saraiva Felipe, entregou a primeira bomba de infusão para uso de quelante de ferro (medicamento que reduz o excesso de ferro na corrente sangüínea) para tratamento da Talassemia e da anemia falciforme.



Hanseníase
As manchas na pele surgem lentamente e são facilmente confundidas com micoses. Mas, aos poucos, aqueles pontinhos brancos ou avermelhados vão ganhando maiores ò proporções. Os cremes não solucionam o problema e só então o médico, que deveria ser a opção para o paciente, é procurado. 

Depois de alguns exames, surge o diagnóstico: hanseníase. O relato é um dos indícios de que a falta de informação e o preconceito dificultam o diagnóstico precoce e o rápido controle da doença. Conforme estabelecido pela OMS, quando se tem a prevalência de mais de um caso por grupo de 10 mil habitantes, a han-seníase é considerada um problema de saúde pública. No Brasil, há 1,71 casos. O país ocupa o 6º lugar no mundo em número de pessoas infectadas. A lista é liderada por Madagascar com 2,4.